O Município de Bragança promoveu, no dia 1 de maio, a 23.ª edição do Encontro de Jogos Tradicionais. Uma iniciativa que, este ano, decorreu no campo de jogos da aldeia de Babe, contando com a presença de mais de 250 participantes, provenientes de 20 freguesias do concelho, em diversas modalidades.
“Este é, sem dúvida, um momento importante de partilha de experiências e de preservação da nossa cultura e tradições, através da prática e ensinamento dos jogos populares a todas as gerações”, considerou Paulo Xavier, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a cerimónia de entrega de prémios. Destacou, também, que “este grande evento só é possível graças ao envolvimento e comprometimento de todos os que, entusiasticamente, o promovem, tanto os jogadores como as diversas instituições envolvidas”.
Nesta edição, as modalidades representadas foram: Raiola (pares, M/F), Malha (pares, M/F), Relha (individual), Ferro (individual), Fito (pares) e Paus (individual), para adultos; Tração à Corda, Raiola e Malha, para jovens; e Tração à Corda e Corrida de Sacos, para crianças.
Os vencedores das modalidades de Raiola (M/F), Malha (M/F), Tração à Corda (M/F), Corrida de Sacos e Relha irão representar o Município de Bragança no III Campeonato de Jogos Tradicionais da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, a realizar no dia 16 de junho, em Mirandela.
Esta edição foi promovida pelo Município de Bragança em coorganização com a Associação de Jogos Populares do Distrito de Bragança e com o apoio da Junta de Freguesia de Babe.